Home > Evento  

EVENTO

O LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, por meio do LIDE Agronegócios, promoveu o 2º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos em abril, na cidade de Goiânia (GO). O evento discutiu temas estratégicos do setor, questões regulatórias e procedimentos que visam estimular o desenvolvimento da indústria de alimentos no País e no mundo.

A primeira edição, realizada em 2013, discutiu a importância estratégica da produção de alimentos e o papel do Brasil nesse contexto. Uma série de palestras expôs o cenário atual do País e propôs soluções para compatibilizar o abastecimento do mercado interno com as demandas internacionais.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, destacou a importância do Brasil no cenário do mercado mundial de alimentos. De acordo com ele, o País é uma potência no ranking de alimentos e a economia dá sinais de otimismo, mas ressaltou que ainda falta uma política agrícola e de abastecimento de longo prazo para que os planos de crescimento sejam sustentáveis.

"O objetivo é crescer em todas as esferas do setor. Queremos exportar desenvolvimento, pesquisa e aliados à vocação natural do País, que é a agricultura e a produção de alimentos", disse Klotz, que fez uma avaliação do setor de alimentos e destacou o crescimento do mercado em 2012, cujo faturamento alcançou R$ 461 milhões, um crescimento de 4% em relação a 2011.

Para Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, presidente do LIDE Agronegócio e embaixador da FAO, Goiás foi escolhido para receber um evento deste porte por estar no coração do Brasil e ser um dos maiores centros da indústria de alimentos do Brasil. "Discutir como o País se insere num projeto mundial é o nosso desafio e precisamos encontrar soluções para problemas como abastecimento do mercado interno, câmbio, crédito, aspectos regulatórios, gargalos e burocracias, que impedem um crescimento maior e deixam uma dúvida do que será esse mercado".