Home > Evento  

EVENTO

O LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, por meio do LIDE Agronegócios, realiza em Goiânia o Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos. O evento discute gargalos, regulamentações e estratégias que posicionem cada vez mais o País como protagonista no abastecimento interno e externo do mercado mundial de alimentos processados.

Sua segunda edição, realizada em 10 de abril de 2015, o fórum teve por foco aspectos ligados à produção, qualidade, embalagem, agregação de valor, marketing e logística de alimentos. Participaram da abertura do evento, além do governador de Goiás e de João Doria Jr, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, os ex-ministros Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do LIDE INTERNACIONAL, além de André Rocha, presidente do SIFAEG – Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás.

Em sua apresentação, o presidente do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Luis Madi, ressaltou a distorção de imagem que existe entre os produtos industrializados, como uma das causas de problemas como a obesidade. Para o executivo, a mudança de hábitos da população, com a falta de atividades físicas no cotidiano é o principal vilão do ganho de peso. “Estamos comendo a mesma quantidade de alimento e não gastamos a energia. Algumas ONGs chegam a colocar milhões de reais em ações contra o consumo de alimentos processados e isso precisa mudar”, criticou.

Sobre “O Desafio de Agregar Valor”, o vice-presidente de Relações com Investidores, Comunicação e Sustentabilidade da Bunge, Marcus Tavares, levantou a questão tributária como um dos maiores entraves para o processo de agregação de valor às exportações de commodities e defendeu a aplicação de accountability, ou prestação de contas, durante as negociações com o mercado internacional.

Já o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), Daniel Baptistella, falou sobre o “Marketing dos Alimentos” e citou as campanhas de comunicação de empresas como a JBS - com as ações comerciais da marca Friboi, como ferramentas que auxiliam na geração de credibilidade para toda a cadeia produtiva. “O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de fruta, entretanto, exportamos pouco e não temos uma marca forte. Também há espaço muito importante para se criar valor até nos produtos básicos”, acrescentou o ex-ministro, Furlan.

Após o encerramento dos debates nos painéis, foram entregues os Prêmios ABIA-LIDE, cerimônia que contou com a presença dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e homenageou empresas de destaque no campo da Alimentação, nas categorias Desenvolvimento de Canais de Distribuição; Eficiência em Comunicação e Marketing; Inovação em Produtos; e Melhores Práticas da Produção. Foi concedida ainda homenagem especial ao presidente da ABIA, Edmundo Klotz.